Márcio Zaganin

Um dos mais respeitados luthier do Brasil

Márcio Zaganin

Iniciei profissionalmente como Luthier em 1989, trabalhando em uma pequena fábrica de instrumentos na Vila Madalena -SP. Porém desde os 12 anos eu já “brincava” com marcenaria, eletrônica e com música, por influência do meu irmão mais velho Fábio Zaganin que já tocava contrabaixo nesta época, daí para para começar a fuçar nos instrumentos dele foi um pulo, até conseguir um emprego nesta fábrica de instrumentos. Trabalhei nesta fábrica até meados de 1992.

Em 1993, montei um ateliê em minha própria casa onde comecei a prestar serviços de regulagem reforma e restauração de instrumentos vintage. No mesmo ano comecei a produzir os meus primeiros instrumentos com a marca M.Zaganin. Porem em 1991 já havia feito o primeiro contrabaixo para meu irmão. Ao mesmo tempo fui chamado para prestar assistência técnica para maioria das importadoras e distribuidoras de instrumentos do mercado, trabalhando com marcas como: Gibson, Fender, Ibanez, Yamaha, Fernandes ,Warick, Martin, Jackson, Epiphone e muitas outras…

Durante os anos 90 paralelamente entre concertos, reformas e assistência técnica, segui construindo muitos instrumentos preocupado unicamente em aprimorar minha técnica e desenvolver tecnologia suficiente para construir instrumentos profissionais de qualidade refinada, nesta época não visava obter nenhum tipo de lucro nos instrumentos que fazia, a minha única ideia e obsessão era com qualidade de acabamento, sonoridade, afinação e tocabilidade dos instrumentos, qualidade que não existia em instrumentos nacionais naquela época e isso me incomodava profundamente. Vários amigos músicos foram “cobais” durante este processo de aperfeiçoamento, ainda bem que a grande maioria sempre bem sucedidas. A clientela foi aumentando e dê repente eu não estava mais fazendo guitarras e baixos apenas para amigos, mas sim para grandes músicos como Sérgio Buss, André Christovam, Celso Pixinga e muitos outros músicos profissionais e conceituados do Brasil e do exterior. Nos anos 2000 grandes artistas já estavam usando a marca M.Zaganin como Roberto Frejat e Lulu Santos, produtores e musicos renomados como Liminha, Serginho Carvalho, Alex Fornari, e desta maneira muitos outros continuaram chegando.

Em 2004 fui apresentado para Ney Nakamura, empresário do ramo de instrumentos musicais e proprietário da marca Tagima. Deste encontro surgiu uma nova marca “N.Zaganin”, com a ideia de continuar com o mesmo conceito da M.Zaganin, mas agora com mais recursos, tecnologia e estrutura para poder melhorar ainda mais a qualidade dos instrumentos e atender um numero maior de pessoas. Desta maneira a N.Zaganin continuou se aperfeiçoando e mantendo a tradição de receber encomendas de grandes nomes como, Djavan, Gilberto Gil, Lenine, Chico Pinheiro, Pedro Luiz, PJ-Jota Quest, Champignom, Sydnei Carvalho, Thiago Espirito Santo.

Em 2006 fui convidado a assumir o desenvolvimento de produtos e coordenação de produção de todos os instrumentos da marca Tagima, cuidando de toda produção da linha Brasil, feita na atual fábrica no Brasil e toda produção da linha Tagima Special, Tagima Acoustic e também da linha Memphis construídas em fabricas no exterior (China). Desde então tive o privilégio de também trabalhar com o time de endorsers da marca como: Juninho Afran, Kiko Loureiro, Eduardo Ardanuy, Marcinho Eiras, Arthur Maia, Mozart Mello e outros mais, criando, desenvolvendo e acompanhando a produção da linha signature que leva o nome desses grandes músicos. Também criei alguns novos modelos para linha de produtos como os modelos Infinity Custom, Millenium, Fusion e T-six, Modena e toda linha Tagima Premium.

Atualmente estou trabalhando em novos lançamentos para N.Zaganin e Tagima, sempre preocupado em oferecer aos músicos desde instrumentos com excelente custo benefício até instrumentos Custom Shop que traduzam minha busca obstinada pela extrema qualidade de acabamento, sonoridade, afinação e tocabilidade.